Manter as finanças em dia não é tarefa fácil. Infelizmente no Brasil pouco se fala em educação financeira, um conteúdo tão importante que deveríamos aprender desde os nossos primeiros anos na escola. Se na vida pessoal esse assunto é um desafio, numa empresa a situação se torna ainda mais complexa, pois um negócio envolve capital de giro, fornecedores, pagamento de salários e por aí vai.
Tirar seu escritório do vermelho é uma das suas prioridades, despachante? Então, confira o que você pode fazer o quanto antes:
1. Faça um diagnóstico da sua situação
Para saber traçar estratégias, você precisa saber qual a real situação do seu escritório hoje. Pare e faça um levantamento de todas as dívidas que foram contraídas. Da mesma forma, você deve fazer um levantamento de todas as receitas e despesas fixas do seu escritório. Com essas informações em mãos fica mais fácil estabelecer metas para reequilibrar suas finanças.
2. Renegociando suas dívidas
Após fazer um levantamento detalhado das dívidas do seu escritório, é hora de partir para a renegociação. Não se acanhe em pedir mais prazo para quitar as dívidas, embora, nesse momento, fornecedores sejam mais compreensíveis do que bancos e governo. Mesmo assim, explicar sua situação e tentar abatimento de juros ou parcelamento da dívida é de grande valia. Lembre-se também de priorizar o pagamento das dívidas que têm juros mais elevados. Também é viável verificar a possibilidade de se fazer um empréstimo com juros menores para pagar débitos de juros altíssimos.
3. Peça ajuda se preciso for
Uma consultoria externa pode ser uma boa saída para você caso perceba que não conseguirá colocar tudo em dia sozinho. Alguém especializado no assunto pode encontrar problemas que você não seria capaz de ver. Além disso, a consultoria poderá fazer um trabalho de reeducação financeira, o que evitará problemas similares no futuro.
4. Livre-se das despesas desnecessárias
Quando você despachante estiver realmente consciente do que entra e do que sai no caixa do seu escritório, será possível enxergar melhor aquilo que está sendo desperdiçado ou que é desnecessário. Priorize o que é essencial como material de trabalho, aluguel do espaço, taxas de água, luz, condomínio, contabilidade e salários dos seus colaboradores. Feito isso, racionalize tudo que pode ser reduzido e conscientize sua equipe sobre a nova política de redução de custos do seu escritório.
5. Separe suas finanças pessoais das finanças do seu escritório
Esse é um erro que muitos despachantes ainda cometem: misturar dinheiro pessoal com o dinheiro do escritório. Separar seu dinheiro e suas contas das finanças do seu escritório permitirá que você tenha realmente conhecimento daquilo que acontece tanto na empresa quanto na sua vida financeira pessoal, podendo visualizar melhor os resultados e traçar metas futuras.
6. Tenha um sistema de gestão financeira
Quando a situação chega ao limite é que o despachante realmente percebe o quanto o controle financeiro é importante. Esse controle não precisa ser uma tarefa muito complicada, desde que você esteja disposto a deixar a tecnologia facilitar a sua vida. Ter tudo registrado vale a pena! Quando esses registros não existem ou são falhos, é muito difícil controlar seu escritório. Agora que você já cortou os gastos desnecessários, é hora de investir num bom sistema de gestão para o seu escritório e retomar o controle financeiro que você tanto almeja!
Sair do vermelho realmente não é nada fácil! É certo que uma das formas mais eficientes de se evitar o descontrole financeiro é investir a fundo em conhecimento e tecnologia relacionados à sua atividade, despachante. Com disciplina, planejamento, conhecimento e tecnologia você pode deixar seu escritório no azul novamente!
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