Administrar bem as finanças de uma empresa é uma dificuldade que muitos empreendedores enfrentam. Uma boa administração das finanças requer organização, disposição e muita disciplina, além do domínio de alguns conceitos técnicos.

Você como despachante de trânsito também deve passar por certas dificuldades quando o assunto é o controle financeiro do seu escritório. Para te ajudar, listamos abaixo algumas dicas simples para que você seja bem-sucedido nessa missão:

1. Saiba que a disciplina começa em casa

Pode até parecer exagero, mas se você não consegue cuidar bem das suas finanças pessoais, dificilmente administrará com excelência o caixa do seu escritório. Além disso, é sempre bom lembrar que você não deve misturar suas finanças pessoais com as finanças do seu escritório. Se você é disciplinado com dinheiro na sua vida pessoal, essa disciplina se estenderá naturalmente à administração do seu negócio.

2. Determine o seu Pró-labore

É preciso determinar a quantia do seu pró-labore (remuneração) para que você não fique retirando valores variados ou extras a cada mês, a depender do movimento financeiro do seu caixa. O descontrole na retirada de valores do seu caixa inviabiliza a gestão financeira do seu escritório.

3. Entenda e aplique os conceitos

Faturamento: é o valor total que seu escritório arrecada em um determinado período;

Lucro: é o saldo positivo do seu escritório após o pagamento das despesas e do seu pró-labore;

Capital de giro: é o dinheiro que você precisa ter disponível para arcar com as operações do dia a dia do seu escritório.

Não confunda pró-labore com lucro da empresa. Da mesma forma, tenha consciência acerca do capital de giro necessário para o funcionamento do seu escritório. Você também precisa saber quais são suas despesas, receitas e a sua situação financeira atual. Pare e faça uma análise detalhada separando os recursos de acordo com a respectiva classificação e levantando despesas e possíveis dívidas do seu escritório.

4. Faça e acompanhe o orçamento

O orçamento do seu escritório é o mais importante instrumento de planejamento que você pode ter em mãos. Definir suas despesas é fundamental para que você aplique bem seus recursos.

5. Livre-se dos custos desnecessários

Após fazer um levantamento da situação financeira do seu escritório, avalie aquilo que está te dando despesa sem trazer qualquer retorno para o negócio ou para o cliente. Também é interessante analisar quais métodos ou materiais poderão ser substituídos para gerar mais lucro para o seu escritório. Se você ainda utiliza métodos e equipamentos ultrapassados, é hora de rever seus conceitos e dar lugar a novas possibilidades e à tecnologia.

6. Invista em tecnologia

O investimento em tecnologia não se resume a apenas colocar computadores e internet no seu escritório. Um bom sistema de gestão para o seu escritório de despachante te proporcionará diversos benefícios como organização, agilidade e controle financeiro. Além disso, o custo de um investimento como esse nem se compara aos resultados obtidos. O seu lucro, com certeza, será maior se você utilizar um bom software.

7. Acompanhe os relatórios

Se você investir em um bom sistema de gestão para o seu escritório, automaticamente terá em mãos relatórios essenciais para acompanhar os resultados financeiros e saber exatamente qual é a sua situação. Esses relatórios também serão a base para a tomada de decisões e para o planejamento de ações futuras.

Estar atento às regras básicas de administração financeira, como nunca gastar mais do que se ganha, é fundamental para o sucesso do seu negócio. Não se pode negar, porém, que ter esse controle pode ser muito difícil sem o uso de tecnologia adequada. Contudo, com empenho e disposição você pode ter um escritório bem administrado e bastante lucrativo! Quando os resultados começarem a surgir, você verá que todo o esforço valeu a pena!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *