Trabalhar em um ambiente saudável e produtivo é um desejo comum entre os trabalhadores de forma geral. Para que isso ocorra, o papel do líder é de suma importância, pois é ele quem conduz os demais colaboradores a desempenharem suas funções com excelência.

Mesmo com uma equipe pequena em seu escritório de despachante, é importante que a liderança esteja bem estruturada e capacitada para que os objetivos possam ser alcançados. Nesse contexto, ser líder não é apenas delegar tarefas e cobrar resultados. É liderar pelo exemplo, é saber se comunicar com as pessoas e ainda ser capaz de conduzir o trabalho de forma planejada.

Veja abaixo as principais características de um líder que é capaz de conduzir sua equipe pelo caminho do sucesso:

SABE SE COMUNICAR: um bom líder sempre está disposto ao diálogo. Ele sabe falar na hora certa e ouve o que os seus liderados têm a dizer.

SABE DELEGAR: um bom líder não é aquele que quer concentrar todas as responsabilidades em si. Se ele age assim, acaba por impedir o crescimento dos seus liderados e ainda fica sobrecarregado. Saber delegar é uma qualidade essencial para uma liderança bem-sucedida.

SABE MOTIVAR: como é desagradável trabalhar com alguém que só vê erros e defeitos em nosso trabalho. Para que sua equipe alcance os resultados esperados, você precisa aprender a motivá-la. Não é possível que seus colaboradores sejam passíveis apenas de críticas! Se assim fosse, nem estariam mais trabalhando para você, não é verdade? Então, elogie no momento certo e incentive o aprendizado dos seus funcionários.

SABE COMPARTILHAR CONHECIMENTO: para que a sua equipe desempenhe o trabalho com eficiência, você deve compartilhar o conhecimento que possui sobre as regras e procedimentos de sua atividade. Cobrar sem treinar é injusto. Um bom líder sabe treinar, ensinar e preparar seus colaboradores para o fim desejado.

É RESPEITADO E NÃO TEMIDO: um bom líder não impõe sua vontade por meio de mandos e desmandos. Ao contrário, ele caminha ao lado da sua equipe para executar as atividades e superar os desafios. Se os seus liderados têm medo de você, é sinal de que o seu jeito de liderar pode não ser o melhor.

SABE OUVIR OPINIÕES: nem sempre temos uma visão correta ou completa das situações. Nosso conhecimento, por mais que seja amplo, nunca será pleno. Por isso, um bom líder deve saber ouvir as opiniões de seus liderados e tentar enxergar as coisas sob a ótica de seus colaboradores. Afinal, cada um deles executa um tipo de atividade e com isso tem maior capacidade para analisar os pormenores do seu setor.

A satisfação do seu funcionário depende muito do ambiente de trabalho que você proporciona a ele. Se você possui dificuldades na gestão do seu escritório, invista em ferramentas, tecnologia e consultoria para te auxiliar nessa função.

Esteja certo de que uma equipe bem liderada é capaz de atingir metas maiores e de forma bem mais rápida. Seja o líder em que seus funcionários confiam, se espelham e se apoiam para executar um bom trabalho.


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