Um dos grandes problemas enfrentados pelos prestadores de serviços em geral é a definição do preço de venda do seu serviço. Os produtos palpáveis podem ser sentidos, cheirados, vistos e provados antes da compra pelos consumidores e, por isso, enxergar o seu valor monetário é bem mais fácil. Os serviços, por outro lado, terão sua qualidade atestada somente no futuro, quando forem concluídos.
Por esse motivo, para compor o preço de venda de um serviço é preciso ponderar diversos fatores que podem influenciar no preço final, além de trabalhar no quesito convencimento do cliente. Lembre-se: produtos falam por si só; já no caso do serviço, é você que tem que convencer o cliente da sua qualidade e do seu diferencial!
No caso específico do despachante de trânsito, o preço de venda dos serviços deve levar em conta algumas variáveis que não podem ser desprezadas. Veja abaixo o que você precisa considerar na hora de definir quanto cobrar pelos serviços do seu escritório:
1. Custos fixos para manter seu escritório
A primeira coisa é verificar quais são os gastos para manter seu escritório funcionando, independentemente se houver clientes. Esses custos são fundamentais, ou seja, dificilmente poderão ser descartados, e incluem entre outros:
• Aluguel do escritório
• Taxa de água e de luz
• Software de gestão do escritório
• Telefone
• Internet
• Salário dos funcionários
• Contabilidade
• Impostos
• Marketing
2. Valor da sua hora de trabalho
Apesar de cobrar por ordem de serviço, o despachante tem que ser capaz de responder: “quanto vale uma hora do meu tempo?”. Para responder essa pergunta, você precisa saber qual valor mensal você quer ou precisa receber para que a atividade de despachante seja considerada viável ou promissora.
O valor da sua hora de trabalho precisa compor o preço do seu serviço e não tem nada a ver com o lucro do seu escritório. O valor recebido a esse título ao final do mês denomina-se pró-labore.
3. Custos para execução direta dos serviços
Dentro dessa categoria de custos, podemos destacar no caso dos despachantes de trânsito, por exemplo:
• as taxas cobradas pelo governo por cada tipo de serviço
• combustível e manutenção de veículo utilizado para deslocamento até a delegacia de trânsito ou para buscar e entregar veículos de clientes
• custo de placas e tarjetas
Esses custos somente ocorrerão na contratação de um serviço e obviamente por isso são os mais considerados pelos despachantes na hora de definir o preço de venda.
4. Tempo e complexidade do serviço
Ainda que o valor do custo direto de execução não seja alto, um serviço poderá custar mais caro se, para ser entregue, demandar um gasto maior de tempo e for mais complicado que os demais. Por isso é tão importante definir o tempo gasto com mão de obra em cada tipo de serviço, bem como as etapas de sua execução.
5. Margem de lucro
A margem de lucro visada pelo despachante pode variar em função do tipo de serviço prestado. Serviços mais simples podem ter uma menor margem de lucro em comparação a serviços mais complexos.
6. Preço da concorrência
Após concluir os passos anteriores, é hora de verificar um ponto chave: o preço praticado pelos seus concorrentes! Preços muito abaixo dos valores de mercado podem indicar uma baixa qualidade na prestação dos serviços. Por isso faça uma análise minuciosa do mercado da sua região e da média de preço que é cobrada pela prestação de serviços. Se após verificar qualidade e custos você perceber que precisará abaixar o valor do seu serviço, comece diminuindo sua margem de lucro, depois tente diminuir os custos fixos e os de execução no que for possível. Somente assim você chegará a um preço justo para os seus clientes!
Se você ainda tem dúvidas para precificar seus serviços, recorra a um contador ou consultor financeiro para te auxiliar nessa tarefa. O que não pode acontecer é você perder clientes por colocar preços muito altos ou se endividar por cobrar preços abaixo do mercado e não conseguir sustentar o seu negócio. Definir o seu preço de venda pode dar um pouco de trabalho, mas nada se compara à segurança e aos bons resultados se tudo for feito com zelo e atenção.
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