Tudo vai bem em seu escritório de despachante até que alguns clientes resolvem não pagar pelos serviços prestados. Além de frustrante, essa situação pode desestabilizar a situação financeira do seu escritório e até mesmo gerar dívidas para o seu negócio.
No entanto, existem algumas formas de minimizar os prejuízos e até mesmo evitar a inadimplência. Com algumas medidas simples e com a ajuda da tecnologia é possível manter a saúde financeira do seu escritório e prevenir-se do transtorno provocado pela inadimplência. Veja como:
1) Ofereça facilidades para pagamento à vista
A situação financeira do Brasil não é muito favorável aos pagamentos à vista, mas você pode incentivar essa prática oferecendo descontos ou serviços complementares gratuitos para quem fizer o pagamento à vista. Esse estímulo ajuda seu caixa a ficar em dia e evita jogar os recebimentos para depois.
2) Se parcelar, verifique antes a situação financeira do seu cliente
Para diminuir o risco de inadimplência, faça uma consulta nos serviços de proteção ao crédito antes de conceder crédito ao cliente. Se o resultado for desfavorável, não entre nessa furada. É preferível falar não para um cliente a ter que gastar seu valioso tempo com ele e não receber depois. Invista seu tempo somente nos clientes que têm condições de realizar os pagamentos pelos seus serviços.
3) Se for parcelar, prefira cartão de crédito
Quando você utiliza uma intermediadora de pagamentos, ela assume a dívida do seu cliente e te repassa o dinheiro integralmente, mesmo se o valor for dividido em parcelas. Isso garante a você mais segurança, pois seu escritório receberá o dinheiro dos serviços prestados mesmo se os seus clientes atrasarem as parcelas do cartão de crédito.
4) Tenha um bom software de gestão
É fundamental que todo o seu controle financeiro esteja em dia e alinhado às suas atividades, ou seja, todas as informações dos seus serviços precisam estar integradas às informações financeiras de seu escritório. Para isso, você precisa de muito mais do que planilhas do Excel. Investindo em um sistema de gestão específico para escritório de despachante você perceberá a diferença na hora de administrar suas finanças.
5) Acompanhe os relatórios
Para que você possa se adiantar às mais diversas situações financeiras que podem surgir em seu escritório e cobrar adequadamente dos seus clientes, fique sempre de olho nos relatórios financeiros. Com um bom sistema de gestão você consegue saber o que cada cliente está devendo e obtém informações precisas sobre os serviços que eles adquiriram. Além disso, você passa a ter condições de programar seu caixa, alinhando contas a pagar e a receber, sem atropelamentos.
Administrar bem um negócio envolve diversas variáveis. A parte financeira é sem dúvida a mais complicada para grande parte dos empresários e a inadimplência, uma pedra no sapato de muitos.
Lidar com recebimentos, cobranças e pagamentos não precisa ser uma tarefa árdua se você tem as ferramentas certas para te auxiliar. Conte com a tecnologia para organizar as finanças do seu escritório de despachante e tenha mais tranquilidade financeira e uma vantagem a mais contra a inadimplência!
0 comentário